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dc.contributor.advisorSilva, Hebe Alves da-
dc.contributor.authorLima, Elaine Cardim de-
dc.creatorLima, Elaine Cardim de-
dc.date.accessioned2018-08-27T20:01:20Z-
dc.date.available2018-08-27T20:01:20Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.date.submitted2011-11-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27106-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem por objeto uma investigação de natureza teórico-prática sobre a expressão vocal do intérprete com o intuito de observar a revelação de sua singularidade vocal, determinada por qualidades sonoras não usuais, particulares e universais. A partir do registro de uma trajetória acadêmica e profissional, como atriz e pesquisadora – explicitando a condição de sujeito e objeto desta pesquisa –, observo a apropriação dos princípios da arte do ator e suas potencialidades com o intuito de desenvolver e registrar um processo pessoal de desempenho vocal. Este estudo busca apoio nos pressupostos dos pesquisadores teatrais Stanislávski, Meyerhold, Artaud e Grotowski, apresentados aqui por meio de uma construção ficcional na qual uma atriz encontra seus mestres e procede a uma revisão de princípios pertinentes à da prática teatral, sustentando o propósito de elaboração e ampliação de uma pesquisa pessoal desenvolvida ao longo de sua trajetória artística. Estabeleço como ponto de partida a observação de dois fatores identificados como inibidores de uma expressão vocal plena: a existência de padrões vocais impostos em várias instâncias do fazer artístico e o discurso que divide e identifica a expressão do ator, principalmente entre corpo e voz, racional e orgânico. Tendo por princípio que o ator é uno e existe em relação; e que a elaboração do desempenho é resultado do trabalho do artista na solução dos problemas de atuação enfrentados ao longo de um processo de composição cênica, verifico a possibilidade de quebra de automatismos limitadores da expressão cênica. A aplicação prática da pesquisa se dá por intermédio do registro do processo criativo de realização de um experimento cênico produzido a partir do conto “O ovo e a galinha”, de Clarisse Lispector. O trabalho foi orientado de modo a fornecer os elementos de uma reflexão sobre o exercício vocal cênico integrado aos reflexos corpóreos-imagéticos-emocionais do ator experimentados ao longo do processo.pt_BR
dc.description.abstractThis Master´s thesis aims at an investigation of a theoretical and practical nature of the vocal expression of the actor, in order to observe the revelation of their vocal singularity, determined by unusual, particular and universal sound-related qualities. Starting from the record of an academic and professional career as an actor and researcher – thus making my condition of subject and object of this research explicit – I look at the acquisition of the principles of the actor's art and its potentialities so as to develop and register a personal process of vocal performance. This study seeks support on the assumptions of the theatrical researchers Stanislávski, Meyerhold, Artaud and Grotowski, here presented by means of a fictional construction in which an actor meets their masters and carries out a review of principles concerning the theatrical practice, which supports the purpose of preparing and expanding a personal research that has been developed throughout their artistic career. As a starting point, I established the observation of two factors that have been identified as inhibitors of a full vocal expression: the existence of vocal patterns that are imposed on multiple instances of the artistic practice, and the discourse that divides and identifies the expression of the actor, especially between body and voice, rational and organic. Having in principle that the actor is one and exists in relation, and that the elaboration of the performance is the result of the artist's work for solving the acting problems that are faced throughout a scenic composition process, I verify the possibility of breaking the automatisms that limit scenic expression. The practical application of this research is done through the record of the creative process of a scenic experiment based on the short story "The egg and the chicken", by Clarice Lispector. The work was directed in such a way as to provide the elements for a reflection on the scenic vocal exercise that is integrated with the actor´s bodilyimagetical- emotional reflections which are experienced throughout the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectAtores e atrizes de Teatropt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectSingularidade vocalpt_BR
dc.subjectComposição do desempenhopt_BR
dc.subjectPrincípios da atuaçãopt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.subjectVocal singularitypt_BR
dc.subjectUniqueness of the actorpt_BR
dc.subjectActorspt_BR
dc.subjectPrinciples of actingpt_BR
dc.titleA singularidade vocal na composição da atriz: notações sobre um percursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Hebe Alves da-
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise-
dc.contributor.refereesJanuzelli, Antonio Luiz Dias-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
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