Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.authorVasconcelos, Eliane de Almeida-
dc.creatorVasconcelos, Eliane de Almeida-
dc.date.accessioned2018-08-24T18:55:16Z-
dc.date.available2018-08-24T18:55:16Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.date.submitted2013-03-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27071-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho é uma reflexão sobre a memória como fonte de criação no processo de dramaturgia e tem como objeto de estudo a construção colaborativa do experimento cênico LoCais da Memória, realizada com a participação da Cia de Teatro Na Boca de Cena, grupo formado por moradores do bairro popular da Boca do Rio em Salvador (Bahia). A memória poética, aqui delineada, revela-se como produto das associações subjetivas e sociais que constituem a experiência do sujeito e como narrativa de realidades reinventadas, verdades particulares que mesclam fatos e fantasia. Os procedimentos de criação dramatúrgica de LoCais da Memória buscam inspiração nos conceitos e técnicas desenvolvidos por Pina Bausch, Stanislavski e Grotowski, e encontram correspondência com os pressupostos da psicologia junguiana em relação ao inconsciente coletivo e ao processo de individuação. A análise tem como objetivo dar uma visão da escrita teatral como possibilidade de revelação dos seus autores-intérpretes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present work is a reflection on the memory as a source of creation in the process of dramaturgy and has the purpose of studying the collaborative construction of the scenic experiment called LoCais da Memória which involved the participation of the Theatre Company “Na Boca de Cena” formed by the popular neighbourhood of Boca do Rio in Salvador (Bahia). The poetic memory outlined herein is both the product of subjective and social connections reflecting the individual’s experience and the narrative of reinvented realities, particular truths assembling facts and fantasy. The LoCais da Memória’ s procedures of dramaturgic creation seek inspiration in the concepts and techniques developed by Pina Bausch, Stanislavski and Grotowski, and find a correspondence with the basic grounds of the Jungian psychology in what concerns to the collective unconscious and the individuation process. The present analysis aims at giving a vision of the theatre writing as a possibility for its authors-performers’ disclosure.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectArte - Educaçãopt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectDramaturgia da memóriapt_BR
dc.subjectCriação colaborativapt_BR
dc.subjectIndividuaçãopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDramaturgy of the memorypt_BR
dc.subjectCollaborative creationpt_BR
dc.subjectIndividuationpt_BR
dc.subjectProcess of creationpt_BR
dc.subjectArt-educationpt_BR
dc.subjectCreation (Literary, artistic, etc.)pt_BR
dc.titlePretérito presente: apontamentos sobre a função criadora da memória na dramaturgiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.refereesRangel, Sonia Lúcia-
dc.contributor.refereesNunes, Alexande Silva-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Preterito presente_VERSAO FINAL_impressão_Lia Vasconcelos_0706.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.