Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida Linhares dos Santos-
dc.creatorSilva, Maria Aparecida Linhares dos Santos-
dc.date.accessioned2018-08-24T15:26:53Z-
dc.date.available2018-08-24T15:26:53Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.date.submitted2000-12-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27067-
dc.description.abstractRESUMO Este mergulho na Arte-Educação, especificamente na Dança-Educação foi elaborado com a ajuda das práxis no ensino da dança pela autora desde os 15 anos de idade e dos estudos da Psicologia Humanista desenvolvida por Eric Berne na época da segunda guerra mundial que culminou na elaboração sistematizada da Teoria da Análise Transacional (AT). Esta teoria veio popularizar, nesta época, o conhecimento e reconhecimento de processos psicológicos inconscientes que norteiam a vida humana. Assim, utilizou-se nas práxis de nove dos dez instrumentos elaborados para a aplicação desta teoria como forma de descobrir-se bloqueios ou entraves psicológicos que impedem o dançarino, alunos do 3º Grau da Universidade Federal da Bahia, de seguirem um caminho otimizado na busca do conhecimento da profissão escolhida. Este estudo foi elaborado sob a coordenação da autora, de psicoterapeutas que cooperaram direta ou indiretamente no processo de conhecimento da Teoria, de uma Professora e Funcionária da Escola e de um grupo de alunos que se dispuseram a ajudar e a experimentar essa teoria que nos leva a descobrir comportamentos arraigados que bloqueiam o corpo que dança. Tendo trabalhado com esta Teoria e estudando-a através de cursos específicos na Clínica Bio’s e de seminários, particularmente por 4 anos consecutivos, a autora criou, com este grupo de pessoas, este experimento.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This look into Art Education, specifically into Dance Education, relates to the praxis in teaching dance by the author carried out since she was 15 years old, and to studies in humanistic psychology developed by Eric Berne during the second world war that culminated in the systematic development of the theory of Transactional Analysis (TA). This theory came to popularize at that time the knowledge and recognition of unconscious psychological processes that guide human life. With university students of the Federal University of Bahia, we used the praxis of nine of the ten tools designed for the application of this theory as a way to discover if blockages or psychological barriers were interfering the dancer's capacity to follow an optimized path in the search for knowledge in their chosen profession. This study was prepared under the coordination of the author, with other psychotherapists, a teacher and a technician of the Dance School and a group of students who were willing to help and to experiment with this theory, in the attempt to discover ingrained behaviors that block the dancing body. The author created this study and experiment in conjunction with studies in courses at Bio’s Clinic and in seminars of TA for four consecutive years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectCorpomídiapt_BR
dc.subjectTeoria da autoconsciênciapt_BR
dc.subjectDança genuínapt_BR
dc.subjectUmweltpt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectArts Educationpt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectDance Educationpt_BR
dc.subjectSelf-Consciousnesspt_BR
dc.titleA Intuição: como referência no desenvolvimento sensorial e performático do dançarinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.refereesSerra, Sylvia Monica Allende-
dc.contributor.refereesMartins, Suzana Maria Coelho-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.