Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27066
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
Autor(es): Chagas, David Farias Torres
Autor(es): Chagas, David Farias Torres
Abstract: RESUMO Esta pesquisa relata o desenvolvimento de um processo criativo, ocorrido, em 2012, durante a montagem do texto dramatúrgico Dorotéia, de Nelson Rodrigues, junto a uma turma de alunos do Curso de Formação do Ator/Atriz, da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Esta experiência cênico-teatral teve como base a apropriação das fontes primárias, teóricas e práticas, da arte da performance e suas respectivas características constitutivas. O olhar sobre o material caleidoscópico de referência, que engloba a cultura da performance em suas manifestações variadas, consubstanciou a atuação do professor/encenador e validou a escritura do professor/investigador. Os experimentos cênicos ganharam sentido a partir da construção de exercícios somático-performativos, matrizes geradoras para a composição de partituras psicofísicas, tanto para o treinamento do ator/performer (somático) quanto para a cena (performatividade). O autor descreve todo o percurso criativo como ferramenta metodológica, creditando ao drama-performance a mediação potencializadora de alteridades dos sujeitos envolvidos, além de resultados estéticos significativos, obtidos pela ampliação da capacidade interpretativa e expansão da consciência colaborativa.
ABSTRACT This research describes the development of a creative process, which occurred in 2012, during the dramaturgical setting of the text Dorotéia, from Nelson Rodrigues, along with a group of students of the Training Actor/Actress, Course of the Technical Art School from the Federal University of Alagoas. This scenic-theatrical experience was based on the appropriation of the primary theoretical and practical sources of arte da performance and their constituent features. The look on the kaleidoscopic reference material, that includes the culture of performance in its various manifestations that embrace the role of the teacher/director and validated the value of a teacher/researcher. The scenic experiments gained direction from the construction of somatic-performative exercises, generating patterns for the psychophysical composition of scores for both trainings, the actor/performer (somatic) and the scene (performative). The author describes the entire creative process as a methodological tool, crediting the drama-performance as a potentiality intercession from otherness of the subject involved, besides significant results of esthetics, obtained by the extension of interpretative capacity and expansion of the collaborative sense.
Palavras-chave: Encenação
Processo criativo
Arte – Performance
Somático- performativo
Drama - Performance
Teatro performativo
Role-playing
Creative Route
Somatic-Performative
Drama-performance
Performative Theatre
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27066
Data do documento: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO [David Farias].pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.