Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVilhena, Deolinda Catarina França de-
dc.contributor.authorAraújo, Bianca Cruz de-
dc.creatorAraújo, Bianca Cruz de-
dc.date.accessioned2018-08-23T12:01:41Z-
dc.date.available2018-08-23T12:01:41Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.date.submitted2016-03-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27045-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho é um estudo de caso do Shakespeare’s Globe Theatre e tem como objetivo investigar a gestão do teatro com enfoque nas estratégias utilizadas para captar e manter seu público, responsável por gerar a maior parte da receita arrecadada pela organização artística. Também é apresentado o processo de reconstrução do edifício, sob a liderança do estadunidense Sam Wanamaker, e os desafios encontrados pelos gestores para construir o prédio que viria a ser a réplica mais próxima ao teatro original, erguido no século XVI por William Shakespeare e seus colegas. Para tanto, o trabalho foi realizado através de pesquisa de campo e apoiado nos referenciais teóricos de autores como Phillip Kotler, Joanne Scheff, Bonita Kolb, dentre outros. Embora as ações desenvolvidas pelo teatro sejam aplicadas em um contexto político, social e econômico específico, podem ser adaptadas e aproveitadas em outras localidades e por outros gestores interessados em repensar a forma com a qual lidam com seus públicos e comercializam seus produtos artísticos. A abordagem desta pesquisa concentra-se na gestão para o teatro e pode colaborar com os estudos voltados para este campo, ainda pouco explorado por pesquisadores interessados nas artes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper is a case study of Shakespeare's Globe Theatre, and it aims to investigate the theatre management model focused on the strategies used to build and keep their audience, which are responsible for generating the most part of the revenue collected by that arts organisation. The paper also presents the theatre’s building process, under the leadership of the american Sam Wanamaker, and the challenges faced by the theatre managers to build the space that would be the most colser replica to the original theatre built in the sixteenth century by William Shakespeare and his colleagues . For that, the study was conducted through a field research and it was supported by the theoretical references of authors such as Philip Kotler , Joanne Scheff , Bonita Kolb and others. Although the actions developed by the theater have being applied in a specific political, social and economic context , they can be adapted and used in other locations and by other managers interested in rethinking the way they deal with their public and market their artistic products. The research approach focuses on theatre management and can collaborate with studies for this field, which is yet little explored by researchers interested in the arts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro - Administraçãopt_BR
dc.subjectTeatro – Organizaçãopt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de empresaspt_BR
dc.subjectGestão teatralpt_BR
dc.subjectGlobe Theatrept_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjecttheater managementpt_BR
dc.titleO filho do bardo: um estudo de caso do Shakespeare’s Globe Theatrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesVilhena, Deolinda Catarina França de-
dc.contributor.refereesSilva, Hebe Alves da-
dc.contributor.refereesLeitão, Cláudia Sousa-
dc.contributor.refereesNussbaumer, Gisele Marchiori-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.