Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.authorLopes, Alex Cerqueira-
dc.creatorLopes, Alex Cerqueira-
dc.date.accessioned2018-08-23T11:57:22Z-
dc.date.available2018-08-23T11:57:22Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.date.submitted2014-07-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27042-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho trata máscara-objeto e máscara-maquiagem como meiode transformação dos atores no espetáculo “Doroteia”, de Nelson Rodrigues. A dissertação é constituída a partir de experiências com máscaras, tanto objeto quanto maquiagem, apresentando no percurso das vivências a solidificação e base para a concepção e criação dos elementos cênicos em questão. Essainvestigação tem como objetivo abordar a caracterização visual dos personagens no referido espetáculo, com foco nas máscaras supracitadas, destacando sua importância fundamental para a construção do personagem teatral. Posteriormente, são analisadas as aplicabilidades das referidas máscaras nas cenas do espetáculo. As leituras a partir da percepção do espectador acontecem como consequência da consciência coerente com o todo que o portador estabelece.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis deals with mask-object and mask-make up asinstruments of transformation of the actors at Nelson Rodrigues’ play, “Doroteia”. The dissertation is built over experiences with mask-object and mask-make up, introducing during the process the solidification and basis for conception and creation of the scenic elements being studied. This investigation aims to broach the visual characterization of the characters in the play, focusing on the two previously mentioned masks, emphasizing their fundamental importance for the theatrical character’s construction. Subsequently, the applicability of the masks will be analyzed in the scenes of the play. The readings from the spectator’s perception happen as consequence of the conscience consistent with the whole established by the mask’s wearer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMáscarapt_BR
dc.subjectMáscara - Maquiagempt_BR
dc.subjectTeatro – Experiênciapt_BR
dc.subjectTeatro – Caracterizaçãopt_BR
dc.subjectDoroteia – Peça Teatralpt_BR
dc.subjectRodrigues, Nelsonpt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectMáscara objetopt_BR
dc.subjectMaskpt_BR
dc.subjectTransformationpt_BR
dc.subjectMask make-uppt_BR
dc.subjectMask objectpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectCharacterizationpt_BR
dc.subjectTheatrept_BR
dc.titleMáscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodriguespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.refereesOliveira, Érico José Souza de-
dc.contributor.refereesLopes Neto, Antônio-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.