Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27035
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Moodle para idosos: uma proposta de adequação e avaliação a partir da WCAG 2.0
Autor : Menezes, Luana da Conceição
metadata.dc.creator: Menezes, Luana da Conceição
Resumen : A maioria dos idosos apresentam declínios de ordem sensorial, cognitiva e física devido ao processo de envelhecimento. Devido a esses declínios uma atenção especial deve ser dada a esse grupo de pessoas, inclusive quando se trata de internet e tecnologias digitais. Dentre as tecnologias digitais para educação, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), plataformas de ensino com uso crescente para todos os tipos de curso e público, devem estar adequados às características e necessidades dos diferentes perfis de sujeitos, inclusive os sujeitos idosos. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de desenvolver e avaliar uma proposta de redesign de interação de um curso em um AVA, adequando-o às diretrizes e recomendações WCAG 2.0 da W3C para os idosos, com a intenção de melhorar a o seu uso pelo usuário idoso. A utilização dessas diretrizes e recomendações, além de tornar o sistema acessível e de fácil uso pelos idosos, permite que eles acreditem em sua capacidade de aprendizado e aumente a sua autonomia facilitando o acesso a novos conhecimentos.
Palabras clave : Idosos
Moodle
Acessibilidade
Diretrizes
Design
Interação
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência da Computação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27035
Fecha de publicación : 22-ago-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Sistemas de Informação (IC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LUANA_DA_CONCEICAO_MENEZES.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.