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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metalinguagem e processo criativo: produção e coautoria da (o) espectadora/espectador da obra artística
Autor(es): Rocha Jr, Nilson
Autor(es): Rocha Jr, Nilson
Abstract: Essa pesquisa visa investigar o potencial da metalinguagem num processo educacional em artes cênicas realizado com discentes do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA, questionando opressões linguísticas da nossa sociedade brasileira. Para tanto, eu faço um estudo da linguagem a partir dos conceitos de Augusto Boal, Guacira Lopes Louro e Michail Bakhtin, discutindo o seu poder em fixar e manter estruturas desiguais, e revelando-a também enquanto um instrumento precioso, que não se limita apenas a veicular a história, mas que também faz história. Em seguida, parto para a investigação da linguagem, especificamente, teatral a partir de duas perspectivas: (a) a da disponibilização dos seus meios de produção; e (b) a da efetivação da participação da (o) espectadora/espectador enquanto coautora/coautor da obra artística. Analiso também a escolha e a aplicabilidade na oficina da adaptação desse plano de disponibilização, partindo da ideia de que o corpo é o primeiro meio de produção teatral. Faço também reflexões sobre processo criativo, dialogando o conceito de Cecília Salles com o processo educacional realizado. E, por fim, analiso a obra artística (a mostra didática) resultado e parte desse processo, investigando o potencial da metalinguagem, através de conceitos de Catarina SantAnna e Lionel Abel, e da sua aplicabilidade nos elementos da cena contemporânea com a proposta da radicalização crítica ao Teatro Épico moderno, fundamentando com Flávio Desgranges.
This research aims to investigate the potential of metalanguage in an educational process in performing arts conducted with students of the UFBA Theater Degree course, questioning the linguistic oppressions of our Brazilian society. To do so, I study the language from the concepts of Augusto Boal, Guacira Lopes Louro and Michail Bakhtin, discussing her power to fix and maintain unequal structures, and revealing her as a precious instrument, which is not only limited to tell history, but that also makes history. Then, I start to investigate language, specifically, theatrical from two perspectives: (a) the availability of its means of production; and (b) the realization of the participation of the spectator as coauthor of the artistic work. I also analyze the choice and applicability in the workshop of adapting this rendering plan, starting from the idea that the body is the first means of theatrical production. I also make reflections on the creative process, dialoguing the concept of Cecilia Salles with the educational process carried out. Finally, I analyze the artistic work (the didactic sample) and part of this process, investigating the potential of metalanguage, through the concepts of Catarina SantAnna and Lionel Abel, and their applicability in contemporary scene elements with the proposal of the critical radicalization to the Modern Epic Theater, basing with Flávio Desgranges.
Palavras-chave: metateatro
recepção
CNPq: Teatro
País: Brasil
Sigla da Instituição: ETUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26966
Data do documento: 16-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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