Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26963
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
Autor(es): Motta, Gustavo da Silva
Quintella, Rogério Hermida
Melo, Daniel Reis Armond de
Autor(es): Motta, Gustavo da Silva
Quintella, Rogério Hermida
Melo, Daniel Reis Armond de
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfica demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identificou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina "Jogos de Empresas" (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
Palavras-chave: Jogos de empresas
Formação em administração
Componente curricular
Didática
Ensino de administração
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26963
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos de empresas como componente curricular análise de sua aplicação por meio de planos de ensino.pdf95,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.