Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2692
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Investimento parental e desenvolvimento da criança
Other Titles: Estudos de Psicologia (Natal)
Authors: Lordelo, Eulina da Rocha
França, Carine Bastos da
Lopes, Lígia Maria dos Santos
Dacal, Maria del Pilar Ogando
Carvalho, Cláudio Seal
Guirra, Raquel Cardoso
Chalhub, Anderson Almeida
metadata.dc.creator: Lordelo, Eulina da Rocha
França, Carine Bastos da
Lopes, Lígia Maria dos Santos
Dacal, Maria del Pilar Ogando
Carvalho, Cláudio Seal
Guirra, Raquel Cardoso
Chalhub, Anderson Almeida
Abstract: Segundo a teoria do investimento parental, seria esperada uma relação entre condições de criação da mãe e sua carreira reprodutiva e, por conseqüência, seus padrões de cuidado aos filhos, com repercussões no desenvolvimento das crianças. Esta pesquisa buscou verificar essas relações, em amostra de 37 mães e seus filhos entre um e quatro anos, de um bairro pobre de Salvador, Bahia. Foi investigada a história familiar e reprodutiva das mães, associada a resultados desenvolvimentais das crianças, medidos através das escalas Bayley e WIPPSI-R, em quatro avaliações realizadas ao longo de três anos. Foram encontradas correlações entre condições de criação da mãe e sua carreira reprodutiva subseqüente. Por sua vez, esses padrões mostraram-se modestamente relacionados ao desenvolvimento cognitivo de seus filhos, favorecendo as crianças cujas mães iniciaram sua vida reprodutiva mais tarde. Os resultados são, em geral, compatíveis com a teoria do investimento parental. Limitações do estudo e perspectivas futuras são discutidas.
Keywords: investimento parental
desenvolvimento cognitivo
estratégias reprodutivas
psicologia evolucionista
parental investment
cognitive development
reproductive strategies
evolutionary psychology
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2692
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
02.pdf51,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.