Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior.
Autor(es): Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
Autor(es): Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
Abstract: Este estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
Palavras-chave: Educação a distância
Modelo pedagógico
Modelo de educação online
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFMA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf695,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.