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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Raça, segmentação, estudos internacionais e o contexto de uma cidade de afrodescendentes: um estudo em Salvador – BA
Autor : Santos, Isabela Lacerda dos
Ladeira, Rodrigo
Marques, Erica Ferreira
metadata.dc.creator: Santos, Isabela Lacerda dos
Ladeira, Rodrigo
Marques, Erica Ferreira
Resumen : Estimulado pelo aumento do poder de compra da população afrodescendente no Brasil, o mercado vem se preparando para esse grupo de consumidores. Em parâmetros atuais, na capital baiana, 12% da população possui renda acima de dez salários mínimos. Os afrodescendentes representam apenas 1,7% desse universo; a cor da pele é apontada em estudos contemporâneos internacionais como elemento que exerce uma influência predominante na segmentação em outros países. O objetivo geral deste trabalho é analisar a questão da etnia como critério de segmentação do mercado soteropolitano e, de forma secundária, estudar a existência de um comportamento de consumo específico que pode ser encontrada nesse grupo de consumidores. Para tal, uma amostra probabilística de 400 consumidores foi utilizada e, a partir dela, os hábitos de consumo dos consumidores de Salvador foram analisados. O estudo identificou que a etnia é responsável pela diferenciação de comportamento relativamente a relacionamento dentro dos grupos de influência, demonstrando que negros preferem se relacionar com pessoas da mesma raça; e, nos motivos que influenciam o momento da compra, aponta que os afrodescendentes são mais sensíveis a preço e liquidações, enquanto, os brancos, a modismo e tendências.
Palabras clave : Afrodescendência
Segmentação
Comportamento do consumidor
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Nove de Julho - Uninove
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26902
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



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