https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26900
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Administração Contemporânea |
Autor(es): | Motta, Gustavo da Silva Melo, Daniel Reis Armond de Paixão, Roberto Brazileiro |
Autor(es): | Motta, Gustavo da Silva Melo, Daniel Reis Armond de Paixão, Roberto Brazileiro |
Abstract: | Este trabalho visa a analisar qual a percepção dos alunos a respeito do significado dos jogos de empresas no processo de aprendizagem em Administração. Os jogos têm-se destacado tanto por sua ampla utilização no ambiente acadêmico quanto no ambiente empresarial, pela possibilidade de vivência simulada de situações empresariais, nas quais é necessária a tomada de decisão. O que se observa, entretanto, é que as pesquisas ainda são muito frágeis na tentativa de comprovar a validade dos jogos como uma prática educacional capaz de agregar conhecimento à formação do administrador, ou seja, de contribuir para uma aprendizagem significativa. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 72 alunos dos cursos de graduação em Administração e de especialização em Administração ou áreas correlatas (lato sensu), submetidos à técnica de jogos de empresas. Os dados coletados foram analisados, qualitativa e quantitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2003, 2005). Foi possível constatar que a percepção a respeito do jogo de empresas para os alunos está fortemente integrada às contribuições do mesmo para o processo de aprendizagem em administração. Alguns foram os fatores identificados como as principais contribuições: (a) o auxílio no treinamento para o processo decisório, encargo característico do administrador; (b) a vivência simulada das atividades empresariais; (c) o desenvolvimento de habilidades interpessoais para o trabalho em equipe; e (d) a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de administração. |
Palavras-chave: | Processo de aprendizagem Jogos de empresas Discurso do sujeito coletivo |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | ANPAD |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26900 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.