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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2688
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Brincadeiras de faz-de-conta em crianças autistas: limites e possibilidades numa perspectiva evolucionista |
Otros títulos : | Estudos de Psicologia (Natal) |
Autor : | Fiaes, Carla Silva Bichara, Ilka Dias |
metadata.dc.creator: | Fiaes, Carla Silva Bichara, Ilka Dias |
Resumen : | A constatação da presença universal da brincadeira na infância sugere que tal comportamento deva ter grande valor adaptativo para a espécie. Apesar de universal, a brincadeira sofre interferência do estado desenvolvimental do indivíduo. Crianças com autismo, por exemplo, apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo. O artigo discute essas questões à luz da psicologia evolucionista, ilustrando relatos de brincadeiras espontâneas de crianças autistas coletados em instituições educacionais na cidade de Salvador (BA). Os resultados sugerem que os episódios de faz-de-conta envolvem freqüentemente a presença de objetos como apoio para o desenvolvimento da brincadeira. Tal fato está em acordo com a descrição de alguns autores sobre o desenvolvimento do faz-de-conta, com seu início mais sustentado por objetos e independente de metarepresentação. |
Palabras clave : | brincadeira autismo psicologia evolucionista teoria da mente play autism evolutionary psychology theory of mind |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2688 |
Fecha de publicación : | sep-2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
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