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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Tânia-
dc.contributor.authorMedeiros, Katia Rejane de-
dc.contributor.authorBelisario, Soraia Almeida-
dc.contributor.authorGarcia, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.authorCastro, Janete Lima de-
dc.contributor.authorPierantoni, Célia Regina-
dc.creatorFrança, Tânia-
dc.creatorMedeiros, Katia Rejane de-
dc.creatorBelisario, Soraia Almeida-
dc.creatorGarcia, Ana Cláudia-
dc.creatorPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.creatorCastro, Janete Lima de-
dc.creatorPierantoni, Célia Regina-
dc.date.accessioned2018-08-02T19:48:29Z-
dc.date.available2018-08-02T19:48:29Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.issn1678-4561-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26821-
dc.description.abstractO artigo analisa o papel das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) na implementação da Politica de Educação Permanente em Saúde (EPS). Trata-se de estudo multicêntrico de abordagem qualiquantitativa que utilizou questionário on line autoaplicável e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Os informantes chave foram os responsáveis pela Política de EPS das 27 Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e 7 coordenadores das CIESs das cinco Regiões do Brasil. Os achados apontaram a existência de setor específico de EPS na maioria das SES; alta escolarização, experiência e vínculo estável dos gestores. Quanto às CIESs, constatou-se: existência na maioria dos estados; diversidade de seu processo de criação; composição plural; regularidade de reuniões; boa relação com instituições formadoras; dificuldades na utilização e manejo dos recursos destinados à EPS. O estudo apontou avanços demonstrando a importância dessas instâncias como espaços de negociação, pactuação e desenvolvimento da EPS. Contudo, desafios ainda precisam ser superados para que se consolidem os projetos nas SES fortalecendo a PNEPS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAbrascopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002601817&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectComissão de integração ensino-serviçopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titlePolítica de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberCiênc. Saúde Coletiva, v.22, n.6, p.1817-1828.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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