Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cássia de Jesus-
dc.contributor.authorJesus, Vitor Rios de-
dc.creatorJesus, Vitor Rios de-
dc.date.accessioned2018-07-30T18:23:31Z-
dc.date.available2018-07-30T18:23:31Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2018-06-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26731-
dc.description.abstractEste trabalho propõe estudar os principais pontos notáveis do triângulo (baricentro, incentro, ortocentro e circuncentro), por meio do uso do software GeoGebra. Deste modo, algumas atividades foram escolhidas e resolvidas com o uso do GeoGebra. Sugere-se que estas atividades sejam aplicadas por professores da educação básica em turmas do ensino médio. Vale ressaltar que as atividades foram aplicadas em duas turmas do 2° ano do ensino médio integrado à educação profi ssional, no IFBA / Campus de Salvador. Foram aplicados questionários aos 39 estudantes que participaram da pesquisa, bem como a 2 docentes do Departamento de Matemática do IFBA / Campus de Salvador que avaliaram o capítulo de Aplicações desta dissertação. Os resultados obtidos com a metodologia aplicada foram satisfatórios e foi possível comprovar que o uso do software GeoGebra como recurso didático propicia a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes to study the main notable points of the triangle (barycenter, incenter, orthocenter and circumcenter), through the use of GeoGebra software. So, some activities were chosen and solved with the use of GeoGebra. It is suggested that these activities be applied by teachers of basic education in high school classes.It is noteworthy that the activities were applied in two classes of the second year of high school integrated to vocational education, at IFBA / Campus of Salvador. Questionnaires were applied to 39 students who took place in the research, as well as 2 teachers from the Mathematics Department of IFBA / Campus of Salvador who evaluated the Applications chapter of this dissertation. The results obtained with the applied methodology were satisfactory and it was possible to prove that the use of GeoGebra software as a didactic resource facilitates students' learning. Key Words: Notable Points of the Triangle; GeoGebra; Didactic Resource.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPontos Notáveis do Triângulopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleA utilização do software GeoGebra no estudo dos pontos notáveis do triângulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Rita de Cássia de Jesus-
dc.contributor.refereesMello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.refereesPeixoto, Cleide Silveira Brasil-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PROFMAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITOR RIOS DE JESUS.pdf7,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.