Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Rita de Cássia Dias Pereira-
dc.contributor.authorBrito, Bruno José de Queiroz-
dc.creatorBrito, Bruno José de Queiroz-
dc.date.accessioned2018-07-18T15:37:03Z-
dc.date.available2018-07-18T15:37:03Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2018-04-24-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26615-
dc.description.abstractAs políticas de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, e a adoção de políticas afirmativas para o ingresso na vida acadêmica, alteraram o perfil dos/as estudantes que tem acessado a universidade pública brasileira. A entrada no mundo acadêmico requer do/a estudante novas habilidades e modos de agir diferentes. Dessa forma, entre outros fatores é de extrema importância à análise e consequente discussão acerca dos fatores determinantes do estilo de vida e do êxito acadêmico dos/as estudantes, bem como suas possíveis relações com a permanência no curso universitário. Este estudo tem como objetivo analisar a experiência da permanência qualificada na UFRB, o estilo de vida e o êxito acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa no campo da etnopesquisa formação. Como instrumentos e procedimentos utilizados na pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e ainda a aplicação de questionários com sete estudantes. Os resultados da pesquisa de campo permitem concluir que tanto os aspectos relacionados ao estilo de vida dos estudantes quanto os aspectos relacionados ao êxito acadêmico podem ter influência direta na permanência no ensino superior. O estudo permitiu identificar a importância da promoção de ações ligadas ao acesso, permanência e pós-permanência dos/as estudantes pelas instituições de ensino, integrando de maneira indivisível as garantias de condições essenciais à manutenção acadêmica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPermanência Qualificadapt_BR
dc.subjectEstilo de Vidapt_BR
dc.subjectÊxito Acadêmicopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectEducação física - Estudantespt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.titlePERMANÊNCIA QUALIFICADA NA UFRB: ÊXITO ACADÊMICO E ESTILO DE VIDA NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.refereesMoreira, Anália-
dc.contributor.refereesSantos, Dyane-
dc.contributor.refereesSilva, Jean-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS MILTON SANTOSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brito, Bruno José de Queiroz.pdf994,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.