Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Edleise Mendes Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Soraia da Silva-
dc.creatorSousa, Soraia da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-18T13:10:24Z-
dc.date.available2018-07-18T13:10:24Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26611-
dc.description.abstractEste trabalho traz os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo identificar as crenças de professores de Língua Portuguesa, concluintes do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade Federal da Bahia sobre a escrita. Os dados gerados revelam que as experiências e saberes, interpretados durante a graduação, possibilitam a formulação de algumas crenças, havendo, no entanto, a conservação daquelas que foram mapeadas no momento do ingresso desses sujeitos no curso e após dois semestres de formação. Através da realização desse estudo de caso, foi possível, ainda, compreender o laço coesivo que tais crenças mantêm com as concepções de língua, os efeitos que tais crenças ocasionam quando são adotadas como referencial dos seus planos de trabalho e da prática docente e as percepções desses professores sobre as contribuições do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas para a sua atuação no ensino de Língua Portuguesa e, especialmente, da escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a case study which aimsat identifying the portuguese teachers‘concepts and beliefs about writing, at the Bachelor's degree in Arts of Federal University of Bahia. Their beliefs were diagnosed in specific moments: at the very beginning of the course and after two terms. From this research, it was possible to analyze the teachers' beliefs in the moment of formal training for the teaching performance. The data generated reveal that the experiences and knowledge, interpreted in the graduation process, enable there formulation of some beliefs brought by the teachers; however, there are some beliefs that are kept. It was also possible to identify, through out this research, the cohesivebond that such beliefs have with the concepts of language, the effects os those beliefs on the lesson planning and the teacher practice, as well as the teachers‘ perceptions about the contributions of the course on their professional qualification as Portuguese teachers, especially in terms of teaching writing skill.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino da Escritapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA ESCRITA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFurtoso, Viviane Aparecida Bagio-
dc.contributor.refereesBorges, Carla Luzia Carneiro-
dc.contributor.refereesAlvarez, Maria Luísa Ortiz-
dc.contributor.refereesPereira, Júlio Neves-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - SOUSA, Soraia S. [Qualificação] [versão final].pdf6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.