Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26575
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As intervenções do fonoaudiólogo no âmbito educacional: Perspectivas para a educação infantil
Authors: Pinto, Samantha Sena
metadata.dc.creator: Pinto, Samantha Sena
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar as principais ações do fonoaudiólogo no espaço da educação infantil. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, realizado a partir da análise de publicações nas bases de dados Scielo, Capes e BVS no período de 2007 a 2015. Os descritores utilizados para a busca foram “Fonoaudiologia” e “Educação Infantil”. Foram encontrados 132 estudos e analisados com base em critérios de elegibilidade e selecionados um total de 7 estudos, nos quais foram desenvolvidas intervenções fonoaudiológica no espaço da educação infantil. Foram analisadas as seguintes categorias: ações, temas e aspectos metodológicos dos estudos como o público-alvo, a faixa etária das crianças e ano de publicação. As ações mais priorizadas foram as oficinas, já as temáticas: fonoaudiologia, saúde vocal e desenvolvimento da linguagem e fala. As intervenções foram realizadas prioritariamente com professores, seguidas crianças na faixa etárias de cinco e seis anos. A maioria dos estudos foi publicada em 2011. Assim torna-se essencial que mais intervenções fonoaudiológicas sejam realizadas na educação, especificamente na educação infantil, e que estes estudos sejam efetivamente publicados de forma a ampliar o olhar para as diversas possibilidades da atuação do fonoaudiólogo no espaço da educação infantil.
Keywords: Fonoaudiologia
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26575
Issue Date: 16-Jul-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.