Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26525
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Atenção primária à saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos |
Otros títulos : | DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO |
Autor : | Moura, Débora Arce, Vladimir Andrei Rodrigues |
metadata.dc.creator: | Moura, Débora Arce, Vladimir Andrei Rodrigues |
Resumen : | Objetivo: Analisar as concepções dos docentes dos Cursos de Fonoaudiologia da Bahia sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e investigar suas práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Métodos: estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise dos currículos. A análise de conteúdo ocorreu a partir de categorias pré-definidas e categorias que emergiram das respostas coletadas. Resultados: de maneira geral, o estudo mostrou que os sujeitos têm pouco tempo de docência em Saúde Coletiva (SC), com formação acadêmico-profissional apresentando restrita relação com a área, quando comparada às áreas clínicas especializadas, podendo ocasionar dificuldades no desenvolvimento de práticas na APS. Apresentaram fragilidades quanto à concepção da APS, abordando com maior frequência os atributos, acesso e integralidade em detrimento da longitudinalidade e coordenação do cuidado, sugestivo da necessidade de maior aproximação da Fonoaudiologia à APS. Quanto à prática docente, percebeu-se um diálogo inconsistente das ações com os atributos da APS. Conclusões: há desafios quanto ao ensino da APS referentes às concepções e práticas pedagógicas nos cursos de Fonoaudiologia da Bahia. Observa-se fragilidade na apropriação teórica e pedagógica para a efetivação de mudanças no processo ensino-aprendizagem. |
Palabras clave : | Fonoaudiologia desenvolvimento de pessoal atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | PUC SP |
Citación : | MOURA, D. ; ARCE, V.A.R. . Atenção Primária à Saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos. Distúrbios da Comunicação, v. 28, p. 130-141, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26525 |
Fecha de publicación : | mar-2016 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (ICS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atenção primária à saúde Concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos.pdf | 442,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.