Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Luciene Almeida de-
dc.contributor.authorMolina, Débora-
dc.creatorMolina, Débora-
dc.date.accessioned2018-07-11T16:39:48Z-
dc.date.available2018-07-11T16:39:48Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26454-
dc.description.abstractA proposta desse trabalho consiste em refletir acerca da concepção de autoria no que diz respeito ao autor de escrita não-criativa, atuando como um gênio não original. As principais fontes teóricas são, então, o livro de Kenneth Goldsmith (2011), criador do termo “escrita não criativa” e a proposição da crítica americana Marjorie Perloff (2013) sobre a possibilidade de pensarmos uma nova condição do autor no contemporâneo como um “gênio não original”. A dissertação propõe-se, então, a partir dessas noções, a reconhecer um processo criativo no procedimento da apropriação, da técnica do recorte e cole e defender a hipótese de que há uma ambiguidade da condição autoral no presente, pois se por um lado pode-se afirmar o esvaziamento do papel do autor nas produções da escrita não criativa, por outro, é possível reconhecer que o novo papel assumido pela autoria nessas produções também pode ser responsável pela construção de um nome de autor para o campo literário, como acontece com Leonardo Villa-Forte, cujos projetos Paginário e MixLit são aqui analisados.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to reflect on the conception of authorship with regard to the author of non-creative writing, acting as a non-original genius. The main theoretical sources are, therefore, the book by Kenneth Goldsmith (2011), creator of the term “uncreative writing" and the proposition of the American critic Marjorie Perloff (2013) on the possibility of thinking a new condition of the author in the contemporary like a “unoriginal genius". The dissertation proposes, then, from these notions, to recognize a creative process in the procedure of appropriation, the technique of the cut and paste and defend the hypothesis that there is an ambiguity on the authoral condition in the present, so if one can affirm the absence on the author's role in the productions of uncreative writing, on the other hand, it is possible to recognize that the new role assumed by authorship in these productions can also be responsible for the construction of an author's name for the Literary field, as Leonardo Villa-Forte, whose projects Paginário and MixLit are analyzed here.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita não criativapt_BR
dc.subjectGênio não originalpt_BR
dc.subjectLiteratura Contemporâneapt_BR
dc.titleAutoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não originalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesQueiroz, Milena Britto de-
dc.contributor.refereesOliveira, Sayonara Amaral de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DÉBORA- VERSÃO PARA SUBMTER.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.