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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Linguagem e autismo: reflexões a partir de um estudo de caso
Autor : Nascimento, Isabela Vinhas
metadata.dc.creator: Nascimento, Isabela Vinhas
Resumen : O Autismo, atualmente denominado como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição que intriga diversos estudiosos e pesquisadores, desde os primeiros relatos realizados por Kanner e Asperger na década de 40. Dado que as principais características recaem sobre a dificuldade de interação, este estudo parte da análise de um caso clínico de um sujeito autista como objetivo de compreender o modo singular como o sujeito e seu interlocutor se situam na interação dialógica. O sujeito da pesquisa é um garoto de 7 anos de idade que teve diagnóstico de autismo leve aos dois anos de idade, e esteve em atendimento no Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Os recortes dialógicos presentes no prontuário de atendimento foram estudados a partir de uma perspectiva teórica de caráter bakhtiniano que elege o enunciado, sempre situado historicamente, como unidade de análise. A partir da análise dos dados foi possível ver uma criança que, dentro de suas condições, assume o papel de sujeito, entendendo que este está totalmente imerso na linguagem e que, portanto, mobiliza diferentes recursos linguísticos para atingir seu intuito discursivo. Por fim, este estudo propõe um reposicionamento na forma como a Fonoaudiologia tem tradicionalmente olhado sobre sujeito autista, não como dado ou pronto, mas singular, pleno de possibilidades e potencialidades.
Palabras clave : Autismo
Fonoaudiologia
Linguagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26383
Fecha de publicación : 10-jul-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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