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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26376
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Suposto TDAH: considerações sobre a trajetória clínica e escolar de uma criança |
Autor : | Silva, Érika Carvalho |
metadata.dc.creator: | Silva, Érika Carvalho |
Resumen : | A literatura de caráter medicalizante, geralmente associa o suposto TDAH a dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Este estudo, pautado numa perspectiva não medicalizante, tem como objetivo geral analisar a trajetória escolar e clínica de uma criança diagnosticada com o suposto TDAH. Os dados foram obtidos por meio da análise de registros em prontuário (extraídos do segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015). Observam-se nos dados apontados que a trajetória de MV era equivalente ao caminho percorrido pelos demais escreventes iniciantes em processo de aquisição da linguagem escrita. Além disso, o uso ou não do medicamento não teve efeito significativo considerado positivo sobre o rendimento escolar da criança, sobre o seu comportamento, nem mesmo sobre o processo terapêutico fonoaudiológico. Questionamos o ideal de criança e de infância que se pretende alcançar com este diagnóstico e com o uso deste tipo de procedimento terapêutico (medicamentoso) que dele decorre. |
Palabras clave : | Medicalização TDAH leitura e escrita |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | ICS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26376 |
Fecha de publicación : | 10-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
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