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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atraso de linguagem e “alto risco neonatal”: Uma correlação positiva?
Autor(es): Reis, Ângela Moreira
Autor(es): Reis, Ângela Moreira
Abstract: Analisar a relação entre prematuridade e possíveis prejuízos na aquisição de linguagem, bem como suas consequências para o desenvolvimento global da criança. Além disso, realizar uma reflexão a respeito dos critérios que norteiam o acompanhamento desse aspecto do desenvolvimento infantil. Método: Foram selecionados nove registros do acompanhamento fonoaudiológico de crianças nascidas pré-termo, de ambos os sexos, realizados no Programa de Follow-Up de uma maternidade de Salvador/ BA, entre os anos de 2010 e 2013. As informações concernentes aos aspectos linguísticos do desenvolvimento foram analisadas qualitativamente considerando os referenciais teóricos consagrados pelo campo de estudos da aquisição de linguagem que exercem influência sobre a clínica fonoaudiológica. Resultados: Conclui-se que os conceitos clínicos utilizados pelos profissionais baseiam-se em uma perspectiva evolutiva, de desenvolvimento gradual da linguagem, a qual é fundamentada em referenciais teóricos da psicolinguística de cunho cognitivista. Conclusão: O modelo diagnóstico-fonoaudiológico é muitas vezes conduzido pelo formato da prática clínica médica, causalista e classificatório, no qual a língua não é pensada como tendo uma ordem própria e irredutível a leis de outros domínios e não há um compromisso com a singularidade da fala. Quando se fala em prematuridade o que se destaca na literatura especializada são as adversidades e consequências orgânicas que marcam e/ou podem vir a marcar o corpo da criança. O que fica em aberto, são os efeitos que esse corpo afetado pode provocar no olhar do outro, que é a mola propulsora do desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Alto Risco Neonatal
Atraso de Linguagem
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26327
Data do documento: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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