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dc.contributor.advisorCatrini, Melissa-
dc.contributor.authorReis, Ângela Moreira-
dc.creatorReis, Ângela Moreira-
dc.date.accessioned2018-07-06T15:03:14Z-
dc.date.available2018-07-06T15:03:14Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26327-
dc.description.abstractAnalisar a relação entre prematuridade e possíveis prejuízos na aquisição de linguagem, bem como suas consequências para o desenvolvimento global da criança. Além disso, realizar uma reflexão a respeito dos critérios que norteiam o acompanhamento desse aspecto do desenvolvimento infantil. Método: Foram selecionados nove registros do acompanhamento fonoaudiológico de crianças nascidas pré-termo, de ambos os sexos, realizados no Programa de Follow-Up de uma maternidade de Salvador/ BA, entre os anos de 2010 e 2013. As informações concernentes aos aspectos linguísticos do desenvolvimento foram analisadas qualitativamente considerando os referenciais teóricos consagrados pelo campo de estudos da aquisição de linguagem que exercem influência sobre a clínica fonoaudiológica. Resultados: Conclui-se que os conceitos clínicos utilizados pelos profissionais baseiam-se em uma perspectiva evolutiva, de desenvolvimento gradual da linguagem, a qual é fundamentada em referenciais teóricos da psicolinguística de cunho cognitivista. Conclusão: O modelo diagnóstico-fonoaudiológico é muitas vezes conduzido pelo formato da prática clínica médica, causalista e classificatório, no qual a língua não é pensada como tendo uma ordem própria e irredutível a leis de outros domínios e não há um compromisso com a singularidade da fala. Quando se fala em prematuridade o que se destaca na literatura especializada são as adversidades e consequências orgânicas que marcam e/ou podem vir a marcar o corpo da criança. O que fica em aberto, são os efeitos que esse corpo afetado pode provocar no olhar do outro, que é a mola propulsora do desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlto Risco Neonatalpt_BR
dc.subjectAtraso de Linguagempt_BR
dc.titleAtraso de linguagem e “alto risco neonatal”: Uma correlação positiva?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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