Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26297
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Associação baiana das pessoas com doenças falciformes: a visão das lideranças sobre a participação na luta pela equidade racial no SUS em Salvador
Autor : Guimarães, Ana Victória
metadata.dc.creator: Guimarães, Ana Victória
Resumen : Este artigo tem como objetivo analisar a visão das lideranças da entidade sobre a participação da ABADFAL enquanto ator político na luta pela saúde da população negra no período de 2001 a 2016. Trata-se de um estudo de campo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, utilizando-se fonte de dados primários. Foram realizadas entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado aplicado aos informantes-chave que foram os coordenadores gerais do período da sua fundação, 2001 a 2016. As entrevistas foram gravadas e em seguida transcritas para fins de análise. Os resultados foram divididos em três categorias: Caracterização das ações desenvolvidas pela ABADFAL nessa luta, identificação das posições assumidas por estas lideranças durante a implementação da política da saúde da população negra na cidade de Salvador, e identificação dos resultados alcançados a partir da participação nesse processo. Em relação as ações: Maior acesso dos usuários aos serviços de saúde do SUS, educação em saúde nos diversos espaços. Quanto as posições da ABADFAL: A associação tem um importante papel no combate ao racismo, principalmente frente a questão da doença falciforme, e os principais resultados alcançados foram a retirada da doença falciforme da invisibilidade histórica e criação de políticas que assegurem os direitos desses indivíduos. Conclui-se que junto as conquistas apresentam-se ainda muitos desafios, os quais, certamente estão associados ao racismo institucional que determina a lógica de funcionamento e o acesso aos serviços de saúde para a população negra. Este cenário, culmina então na retirada do direito à saúde dessa população. Entretanto a atuação da ABADFAL ao longo desses anos vem ajudando na consolidação da efetividade de direitos dessa população usuária do SUS na cidade de Salvador.
Palabras clave : Doença Falciforme
Saúde da população negra
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26297
Fecha de publicación : 4-jul-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017.2 ANA VICTÓRIA BAIÃO GUIMARÃES.pdf277,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.