Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26079
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Entrever femininos |
Authors: | Gonçalves, Nataly de Araújo |
metadata.dc.creator: | Gonçalves, Nataly de Araújo |
Abstract: | Atualmente, a indústria cinematográfica vive um momento histórico para as mulheres. A representação feminina vem sendo alvo de inúmeras discussões que vão desde a performance frente às telas até a participação e o reconhecimento das profissionais que trabalham atrás das câmeras. O presente memorial pretende descrever o processo de concepção e produção do documentário Entrever Femininos, que, através da linguagem performática, buscou apresentar experiências, visões políticas, aspirações e o cenário contemporâneo do cinema de Salvador no que tange à participação de quatro diretoras/realizadoras atuantes no mercado da cidade, suscitando reflexões sobre questões de representação de gênero no cinema produzido na capital baiana. Lilih Curi, Laís Moura, Larissa Fulana de Tal e Yasmin Muller se apresentam no curtametragem, através de relatos e performances que enfatiza a personalidade de cada uma, resgatando suas histórias e experiências profissionais nesta que é uma área majoritariamente masculina, conhecida pela prática machista, em frente às telas e nos bastidores. |
Keywords: | Mulheres no cinema Representatividade feminina Documentário Documentário performático Salvador |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26079 |
Issue Date: | 30-May-2018 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEMORIAL NATHALY FINAL.pdf | Memorial | 643,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Entrever Femininos (2).mpg | Video | 138,4 MB | MPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.