Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26031
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas públicas, tecnologias limpas e sustentabilidade: MDL em parques eólicos no Brasil
Título(s) alternativo(s): REUNA
Autor(es): Silva Júnior, Antônio Costa
Andrade, José Célio Silveira
Farias, Luana das Graças Queiróz de
Telesfóro, Ana Cristina de Oliveira
Souza, André Luis Rocha de
Ramos, Evandro José
Autor(es): Silva Júnior, Antônio Costa
Andrade, José Célio Silveira
Farias, Luana das Graças Queiróz de
Telesfóro, Ana Cristina de Oliveira
Souza, André Luis Rocha de
Ramos, Evandro José
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar as contribuições de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) de energia eólica para a geração de tecnologias mais limpas e de desenvolvimento sustentável no Brasil. A análise dos casos estudados constitui-se do ciclo de implementação de um projeto de MDL, da discussão do conceito de tecnologias mais limpas e da sua transferência/geração para o atendimento ao critério de desenvolvimento sustentável na visão Triple Bottom Line – social, ambiental e econômico. Para isso, foram selecionados dois projetos de MDL em parques eólicos representativos da realidade brasileira, e adotou-se uma estratégia metodológica de estudo multicaso, na qual foi utilizada a técnica de triangulação de dados e posterior análise à luz de um modelo de análise construído para esse fim. Os resultados demonstraram que: a) os projetos têm oportunidades para inovação e desenvolvimento de tecnologias mais limpas no Brasil; b) apresentam perfis triple bottom line quanto ao desenvolvimento sustentável; c) apresentam transferência parcialmente exógena de tecnologia; d) são diretamente fomentados por políticas públicas de investimento como o PROINFA. Portanto conclui-se que os projetos brasileiros de MDL de energia eólica com o apoio de políticas públicas nacionais contribuem tanto para a geração de tecnologias mais limpas quanto para o desenvolvimento sustentável na visão triple bottom line.
Palavras-chave: Políticas públicas
Tecnologias mais limpas
Desenvolvimento sustentável
Projetos de MDL
Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26031
Data do documento: Jun-2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLÍTICAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE MDL EM PARQUES EÓLICOS NO BRASIL.pdf926,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.