Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26012
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Tuberculose no Tocantins: perfil epidemiológico dos casos de retratamento e fatores associados à recidiva e ao abandono.
Autor : Silva, Pricilla Diniz Bonfim
metadata.dc.creator: Silva, Pricilla Diniz Bonfim
Resumen : Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de retratamento de Tuberculose e os fatores associados à recidiva e ao abandono tratamento no Estado do Tocantins no período de 2005 a 2014. Objetivos específicos: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de retratamento de tuberculose no Estado do Tocantins no período de 2005 a 2014. Descrever os fatores associados à recidiva de tuberculose no Estado do Tocantins no período de 2005 a 2014. Descrever os fatores associados ao abandono de tratamento de tuberculose no Estado do Tocantins no período de 2005 a 2014. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico exploratório transversal de casos de tuberculose no Estado do Tocantins no período de 2005 a 2014. E os fatores associados ao abandono de tratamento, reingresso e a recidiva de tuberculose no Estado do Tocantins. Foram incluídos todos os casos de tuberculose notificados entre 2005 e 2014 no Estado do Tocantins através do SINAN. Esse trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva, sob o nº 1.990.801. Resultados: Entre as variáveis avaliadas pelo estudo raça/cor preta e parda e escolaridade igual ou inferior a 4 anos se mostraram estatisticamente significantes. Entre os casos de reingresso após abandono as variáveis significantes foram a idade igual ou superior a 40 anos, sexo masculino, baixa escolaridade forma pulmonar da doença. Entre os pacientes que abandonaram o tratamento a variável significativa é o sexo masculino. Conclusão: As variáveis associadas às recidivas, reingressos após abandono e abandono também foram encontrados em outros estudos nacionais. Devemos dispensar uma atenção especial aos pacientes que se encontram em transferência, que respondem por 14,25% dos encerramentos, já que essa deveria ser uma situação transitória e não um desfecho de tratamento.
Palabras clave : Tuberculose
Retratamento
Abandono
metadata.dc.subject.cnpq: Saúde Coletiva
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26012
Fecha de publicación : 16-may-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERT.FINAL.MP. PRICILLA DINIZ SILVA. 2017.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.