Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sônia Maria Brandão Ribeiro | - |
dc.creator | Gonçalves, Sônia Maria Brandão Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T18:43:34Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T18:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25682 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma história do Balé Teatro Castro Alves (BTCA).
Buscou traçar um necessário diálogo entre o que é chamado de pesquisa artística e
pesquisa acadêmica e intentou tornar esta dicotomia inexistente e assim, portanto,
desenvolver uma pesquisa artístico-acadêmica. Ao argumentar que um lugar de fala
é sempre envolvido pelo ambiente no qual está inserido (GREINER; KATZ, 2006),
um dos objetivos desta história foi trazer, simultaneamente, a experiência de um
coletivo formado por bailarinos de uma importante companhia de reconhecimento
nacional e internacional, cidadãos da Dança em Salvador, da Bahia e do Brasil.
Neste traçado de um longo período foram abordados dados anteriores à criação do
BTCA e da Companhia Ilimitada (CI), apresentados alguns fatos da política cultural
(da época de fundação do BTCA e da CI). São aqui expostos dados do cotidiano da
companhia, diretores, coreógrafos e outros membros, analisados os processos
excludentes de bailarinos, seus processos criativos como intérpretes-criadores, suas
relações com a comunidade. A trajetória teve como seu agente a noção de corpopassagem,
sendo este um corpo que não apenas passa pelos acontecimentos, mas
que os experiencia e por isso mesmo os pode narrar (BENJAMIN, 1994).
Completando as referências principais Ecléa Bosi (1994) referencia a abordagem do
termo “história”. Giorgio Agamben (2010; 2009; 1993) elucida a compreensão do
conceito de “exclusão” e Foucault (2013; 2005; 2004) faz entender a disciplina
exacerbada com a discussão de um “corpo dócil”. Lenira Rengel (2015; 2007)
contribuiu com a noção de “corponectivo”, enquanto corpo não dualista na questão
“corpomente”. A história da Dança no Brasil, seja recente ou anterior, carece de
dados escritos, iconográficos, relatos, entrevistas com pessoas que são parte desta
própria história. A pesquisa traz, portanto, metodologicamente esses procedimentos,
junto à pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo como metodologia principal a
etnografia e a auto etnografia (FORTIN, 2009). Resultados se deram em compilar
questões vividas, bem como relatos pessoais que configuram, de fato, uma história,
junto a apresentar documentos que, por vezes, são descartados. O BTCA em 2017
continua sua história em intensa tentativa de sobrevivência com produção artísticoacadêmica-
social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Balé Teatro Castro Alves | pt_BR |
dc.subject | Companhia Ilimitada | pt_BR |
dc.subject | Histórias de uma história da Dança | pt_BR |
dc.subject | Corpo-passagem | pt_BR |
dc.title | Balé Teatro Castro Alves: histórias de uma história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Schaffner, Carmen Paternostro | - |
dc.contributor.referees | Silva, Hebe Alves | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Gradução em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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