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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25677
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.authorTeixeira, Guilherme Fraga da Rocha-
dc.creatorTeixeira, Guilherme Fraga da Rocha-
dc.date.accessioned2018-04-03T18:26:31Z-
dc.date.available2018-04-03T18:26:31Z-
dc.date.issued2018-04-03-
dc.date.submitted2017-07-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25677-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa investigar atualizações do conceito de coreografia na contemporaneidade, explorando concepções e procedimentos de composição que emergem da dança digital. Nesse sentido, defende a hipótese de que a articulação entre dança e tecnologia digital pode promover a percepção de alguns entendimentos sobre coreografia. Para fundamentar essa proposição, optou por levantar alguns dos rastros históricos ligados a esse conceito e aos procedimentos de composição em dança, discutindo suas implicações na dança digital. A partir das bibliografias utilizadas, observa que noções de coreografia já existentes sofreram atualizações a fim de se adequarem aos modos de operar oriundos da interface com o digital, conforme aponta Birringer (2008a). Como exemplos que confirmam essa hipótese, apresenta os conceitos de pós-coreografia, de Birringer (2008a), de coreografia digital interativa, de Pimentel (2010), de coreografia distribuída nas acepções, de Naugle (2002) e Schulze (2005), e de coreografia transmídia, de Jürgens (2013). Junto a essas conceituações, usa configurações em dança digital para contribuir com o desenvolvimento das reflexões propostas neste estudo, privilegiando criações de artistas brasileiros. Ressalta que, embora essas construções teórico-práticas atualizem o conceito de coreografia, vestígios de noções anteriores, como aquelas propostas por Arbeau (1589) ou Feuillet (1701), encontram-se diluídos na dança digital. Dessa forma, compartilha das proposições teóricas de Britto (2008), compreendendo que as transformações que ocorrem tanto na dança quanto na coreografia se articulam no mundo como um sistema cultural, em que as trocas de informação se dão por contaminação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectComposição coreográficapt_BR
dc.subjectDança digitalpt_BR
dc.subjectCriação em dançapt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.titleDE ARBEAU AO ROBÔ: um percurso historiográfico sobre procedimentos de composição coreográfica Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.refereesGrebler, Maria Albertina-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Gradução em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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