https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25661
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A política educacional no Brasil: o ensino médio e o livro didático no âmbito das ciências da terra |
Autor(es): | Marques, Edna Cristina de Lucena Celino, Joil José |
Autor(es): | Marques, Edna Cristina de Lucena Celino, Joil José |
Abstract: | A democratização do ensino, defendida em vários momentos históricos, conviveu com a dissociação de duas classes profissionais, os trabalhadores braçais e os dirigentes técnico-científicos. Apesar das reformas educacionais do século passado até a vigência da atual LDB, a política do Estado ainda determina e centraliza as decisões da educação no país. Diante deste quadro, livros didáticos são colocados no mercado para corresponder a uma demanda com tais características. O conteúdo de geologia continua prevalecendo na disciplina Geografia, assumindo um espaço ainda muito menor do que o reservado para os temas sócio-econômicos. O fato de estar presente neste currículo, não garante que o conteúdo de geologia seja abordado com a qualidade e a quantidade dos seus temas. |
Palavras-chave: | história democratização educação geologia livros |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25661 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO) |
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