Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25626
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cibercultura e inovação: reflexões sobre o ambiente inovativo das organizações na era da informação e seus cenários futuros
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Autor(es): Bergamo, Fabio Vinicius de Macedo
Teixeira, Francisco Lima Cruz
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Autor(es): Bergamo, Fabio Vinicius de Macedo
Teixeira, Francisco Lima Cruz
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Abstract: A ascensão da cibercultura (cultura digital), um resultado da convergência entre a socialidade contemporânea e as tecnologias de informação e comunicação microeletrônicas digitais (TICs), baseadas no ciberespaço, como um paradigma social, econômico e cultural, vem trazendo desafios importantes para a sociedade e para as diversas áreas das organizações. A gestão da inovação também vem sendo impactada. O presente artigo visa apresentar uma discussão teórica de como as características essenciais da era da informação e da cibercultura estão impactando a gestão da inovação. Para tanto, três pontos característicos da sociedade cibercultural são apresentados, a saber: interconexão (pessoas, através das ferramentas TICs, buscam conexão umas com as outras), comunidades virtuais (agregações sociais que emergem das redes de computadores onde as pessoas formam redes de relacionamentos no ciberespaço) e inteligência coletiva (construção de conhecimento e da especialização dos membros de comunidades, através da discussão e da colaboração coletiva, coordenada em tempo real). Por fim, apresentam-se cenários e temáticas de inovação nas organizações que são resultantes da influência dos três pontos citados. São quatro cenários, a saber: Redes de Inovação, Open Innovation, os Nativos Digitais e o colaboracionismo ou Crowdsourcing. Colocam-se ainda implicações acadêmicas e gerenciais da cibercultura e destes cenários para a gestão da inovação.
Palavras-chave: Gestão da inovação
Cibercultura
Interconexão
Comunidades virtuais
Inteligência coletiva
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade de Caxias do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25626
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.