Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBergamo, Fabio Vinicius de Macedo-
dc.contributor.authorTeixeira, Francisco Lima Cruz-
dc.contributor.authorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.creatorBergamo, Fabio Vinicius de Macedo-
dc.creatorTeixeira, Francisco Lima Cruz-
dc.creatorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.date.accessioned2018-03-27T20:20:07Z-
dc.date.available2018-03-27T20:20:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2319-0639-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25626-
dc.description.abstractA ascensão da cibercultura (cultura digital), um resultado da convergência entre a socialidade contemporânea e as tecnologias de informação e comunicação microeletrônicas digitais (TICs), baseadas no ciberespaço, como um paradigma social, econômico e cultural, vem trazendo desafios importantes para a sociedade e para as diversas áreas das organizações. A gestão da inovação também vem sendo impactada. O presente artigo visa apresentar uma discussão teórica de como as características essenciais da era da informação e da cibercultura estão impactando a gestão da inovação. Para tanto, três pontos característicos da sociedade cibercultural são apresentados, a saber: interconexão (pessoas, através das ferramentas TICs, buscam conexão umas com as outras), comunidades virtuais (agregações sociais que emergem das redes de computadores onde as pessoas formam redes de relacionamentos no ciberespaço) e inteligência coletiva (construção de conhecimento e da especialização dos membros de comunidades, através da discussão e da colaboração coletiva, coordenada em tempo real). Por fim, apresentam-se cenários e temáticas de inovação nas organizações que são resultantes da influência dos três pontos citados. São quatro cenários, a saber: Redes de Inovação, Open Innovation, os Nativos Digitais e o colaboracionismo ou Crowdsourcing. Colocam-se ainda implicações acadêmicas e gerenciais da cibercultura e destes cenários para a gestão da inovação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDOI: 10.18226/23190639.v4n2.04pt_BR
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectInterconexãopt_BR
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.titleCibercultura e inovação: reflexões sobre o ambiente inovativo das organizações na era da informação e seus cenários futurospt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Gestão e Inovaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sulpt_BR
dc.identifier.numberv. 4, n. 2, p. 64-84pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.