Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25569
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas
Autor(es): Colbari, Antônia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Santos, Glícia dos
Autor(es): Colbari, Antônia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Santos, Glícia dos
Abstract: A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que são consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades sociais. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência.
Palavras-chave: Organizações contemporâneas
Padrões de gestão
Formação profissional
Identidade social
Mercado como princípio de autoridade
Competências
Empregabilidade
Mudança organizacional
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.