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dc.contributor.authorColbari, Antônia-
dc.contributor.authorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.contributor.authorSantos, Glícia dos-
dc.creatorColbari, Antônia-
dc.creatorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.creatorSantos, Glícia dos-
dc.date.accessioned2018-03-21T17:31:59Z-
dc.date.available2018-03-21T17:31:59Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.issn0034-7612-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569-
dc.description.abstractA dinâmica organizacional é construída a partir de referências que são consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades sociais. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFGVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6369/4954pt_BR
dc.subjectOrganizações contemporâneaspt_BR
dc.subjectPadrões de gestãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectMercado como princípio de autoridadept_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.titleO mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 35, n. 2, p. 9-37pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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