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dc.contributor.advisorFernandes, Ciane-
dc.contributor.authorLacerda, Cláudio Marcelo Carneiro Leão-
dc.creatorLacerda, Cláudio Marcelo Carneiro Leão-
dc.date.accessioned2018-03-20T12:57:50Z-
dc.date.available2018-03-20T12:57:50Z-
dc.date.issued2018-03-20-
dc.date.submitted2018-01-23-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25534-
dc.description.abstractEsta pesquisa visou construir uma coreotese, através da realização de um processo artístico-teórico de criação de uma obra de dança contemporânea, tendo como ponto de partida e inspiração a obra arquitetônica e de design da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid. A pesquisa seguiu as abordagens metodológicas da Prática como Pesquisa (Practice as Research) e da Pesquisa Guiada pela Prática (Practice-led Research), nas quais o processo artístico em dança – o corpo dançante no espaço – a guiou e agenciou, colocando em relação transversal os Estudos Coreológicos (Rudolf Laban e autores relacionados), os estudos da dança, a arquitetura e as artes visuais. O processo artístico, intitulado Contraespaço, compreendeu e encadeou reflexões sobre possíveis relações criativas entre dança e arquitetura, ao mesmo tempo considerando a produção e prática artístico-teórica em dança do autor nos últimos 20 anos e rastros de suas principais influências em dança em seus processos criativos, a saber, os(as) coreógrafos(as) Airton Tenório, Pina Bausch, William Forsythe, Meg Stuart, Lloyd Newson, Siobhan Davies e Rosemary Butcher. A pesquisa ocupou-se em revelar o aspecto processual da criação artística em dança como pesquisa e como esse processo pode ser atravessado por inúmeros estímulos corporais, visuais e teóricos e em valorizar o campo da dança como articulador de relações interartísticas e interdisciplinares. Seguindo a proposta da Prática como Pesquisa, montou-se um conjunto próprio de métodos, meios e procedimentos, preparando o terreno para “explorar o que emergisse” (BONENFENT, 2012), com o propósito de dissolver e transformar paradigmas dualistas que separam corpo e mente, prática e teoria, arte e ciência, experiência e sentido, movimento e conhecimento, através do diálogo interdisciplinar a partir de procedimentos da prática da composição em dança. Ao longo do processo, a apreciação, vivência e estudo da arquitetura multifacetada, instigante e desestabilizadora de Hadid e o estudo do campo da arquitetura em geral provocou e estimulou o autor e os(as) bailarinos(as) colaboradores(as) em investigar suas perspectivas sobre si mesmos, a sensibilidade alterada de suas superfícies, vários modos de fricção entre seus corpos, várias propostas de habitação nos diversos espaços reais e imaginados/ários que criaram em cena e possibilidades de relações entre si, de afetar e ser afetado, de desestabilizar e de apoiar o outro, de se deixar levar e de manter os pés bem plantados no chão. O processo foi informado pelos conceitos de imaginação espacial, imaginação corporal e imaginação de movimento, cruzando os autores Rudolf Laban, Gaston Bachelard e Maxine Sheets-Johnstone. Investigando a arquitetura, colocando-se cinestesicamente responsivos à mesma e estimulados por esses conceitos, propõe-se a mão dupla desse movimento, instigando praticantes e pensadores da arquitetura a integrar seus sentidos corporais na vivência da arquitetura e a se inspirar em procedimentos da dança e se deixarem afetar cinestesicamente para a criação em arquitetura. A pesquisa visa, desse modo, contribuir para a consolidação da dança como campo de pesquisa baseada na vivência corporal/coreológica e, também, por ser uma criação em pesquisa, para o alargamento do que pode ser validado como pesquisa acadêmica, fazendo avançar questionamentos, revelar caminhos e apontar possibilidades de inovação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectPrática como Pesquisapt_BR
dc.titleContraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadidpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGrebler, Maria Albertina Silva-
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.refereesBierrenbach, Ana Carolina-
dc.contributor.refereesDantas, Mônica Fagundes-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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