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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tempo de deslocamento casa-trabalho e sua relação com a renda na Região Metropolitana de Salvador: commuting elevado compensa?
Autor : Senna, Fábio Souza de
metadata.dc.creator: Senna, Fábio Souza de
Resumen : Considerando que a mobilidade urbana é tema essencial para o desenvolvimento social e econômico das cidades e que o tempo de deslocamento é um dos fatores que influenciam a qualidade de vida dos indivíduos, o presente trabalho foca no tempo dos deslocamentos realizados pelos trabalhadores da Região Metropolitana de Salvador em suas viagens de casa para o trabalho, também chamado de commuting na literatura de Economia Urbana. São utilizados os microdados das PNADs de 2005 e 2015 e uma estratégia empírica com duas abordagens distintas – uma regressão de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e uma Regressão Quantílica (RQ) – para testar a seguinte hipótese: um commuting elevado é compensado na renda? A principal conclusão é que a renda do trabalhador sofre uma variação positiva na medida que o commuting aumenta, principalmente para os trabalhadores homens que têm viagens casa-trabalho com duração a partir de 1 hora. Além disso, somente os trabalhadores localizados nos quantis superiores (q75 e q90) experimentam essa compensação na renda.
Considering that urban mobility is essential to social and economic development, and that commuting duration is one of the factors to influence quality of life, this paper investigates the commuting time of workers from the metropolitan area of Salvador. Microdata of National Household Sample Survey (PNAD), of 2005 and 2015, were used, in an empirical strategy with two distinct aproaches - an OLS (Ordinary Least Squares) regression and a Quantile Regression -, in order to test the hypothesis that an increase in commuting time leads to an increase in income. The main result indicates that the longer the commuting time, the higher the worker's income, especially for male workers, and for those who spent more than 1 hours in commuting. Also, only workers located in the upper quantiles (q75 and q90) experience this compensation.
Palabras clave : Mobilidade urbana
Economia urbana
Deslocamento - Custo econômico
metadata.dc.subject.cnpq: Economia urbana
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25533
Fecha de publicación : 20-mar-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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