Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25492
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Escolhas matrimoniais? uma análise das representações de esposas nigerianas em dois contos de Chimamanda Ngozi Adichie
Autor : ALVES, EVANI DOS SANTOS
metadata.dc.creator: ALVES, EVANI DOS SANTOS
Resumen : Esta pesquisa tem como objeto dois contos presentes na coletânea The thing around your neck, de Chimamanda Ngozi Adichie: “Imitation” e “The arrangers of marriage”. Objetiva investigar de que modo a autora representa esposas nigerianas em suas narrativas. Busca analisar a construção das histórias a partir do contexto matrimonial como instituição que reforça a inferioridade da mulher, a fim de estabelecer relação direta com a opressão sofrida por elas. Dessa forma sua escrita torna-se relevante na atualidade, por tratar de temas que dizem respeito a condição feminina na cultura nigeriana a partir de uma perspectiva globalizada, trazendo um novo olhar para outras realidades de maneira a desnaturalizar certos padrões de pensamento e comportamento. A pesquisa considerou conceitos de ideologia patriarcal propostos por Saffioti; aspectos do feminismo negro em bell hooks; representação feminina na literatura em Thomas Bonnici e identidade em Hall. Considera o discurso feminista da autora juntamente com sua ficção realista como principais responsáveis pela empatia provocada pela sua escrita.
Palabras clave : FEMINISMO
CASAMENTO
Literatura contemporânea
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25492
Fecha de publicación : 7-mar-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Evani Alves 2017.1.pdf517,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.