Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25460
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LA MESTIZA ON MANGO STREET: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CHICANA FEMINISTA EM BOARDERLANDS / LA FRONTERA: THE NEW MESTIZA E EM THE HOUSE ON MANGO STREET
Authors: SILVA, LETÍCIA GONZALEZ DA
metadata.dc.creator: SILVA, LETÍCIA GONZALEZ DA
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar The House on Mango Street, obra de Sandra Cisneros (2009), utilizando de uma abordagem comparatista com o livro Bordelands / La Frontera: The New Mestiza de Glória Anzaldúa (2012), discutindo a formação de uma identidade cultural chicana e a função exercida pelo feminismo enquanto base ideológica inerente ao discurso da escritora chicana. O livro de Cisneros é uma obra ficcional, um conjunto de histórias narradas do ponto de vista de Esperanza, uma menina chicana de treze anos de idade. A partir de seus relatos, nos aproximamos da realidade de um bairro latino da cidade de Chicago. A obra de Anzaldúa, por outro lado, tem um caráter mais autobiográfico e teórico, à medida que a autora se baseia na própria vida para discutir a experiência chicana como um todo. Para realizar este estudo, é traçado primeiramente um panorama histórico da posição ocupada por chicanos nos Estados Unidos da América. Em seguida, para fundamentar a análise das obras, suscitamos textos de teóricos como Herrera-Sobek, Viramontes, Hall, Anderson, Horno-Delgado e Beauvoir; os quais tratam de conceitos relacionados a literatura chicana, identidade, cultura e feminismo.
Keywords: CHICANAS
IDENTIDADE
Sandra Cisneros
Feminismo
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25460
Issue Date: 7-Mar-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Letícia Gonzalez 2016.1.pdf645,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.