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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
Título(s) alternativo(s): Revista Gestão e Planejamento
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
Abstract: O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações.
Palavras-chave: Marca
Valor da marca
Avaliação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIFACS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432
Data do documento: 2008
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