Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25426
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O processo de criação do Programa Universidade para Todos (PROUNI): interesses e escolhas no Congresso Nacional |
Authors: | Guerra, Lenin Cavalcanti Brito Fernandes, Antônio Sérgio Araújo |
metadata.dc.creator: | Guerra, Lenin Cavalcanti Brito Fernandes, Antônio Sérgio Araújo |
Abstract: | O objetivo do artigo é analisar o jogo de interesses ocorrido na formulação do Programa Universidade para Todos (PROUNI), programa que visa incluir alunos oriundos do ensino médio público no ensino superior, oferecendo bolsas a esses alunos em IES privadas. O estudo se propõe a complementar a pesquisa de Carvalho (2006), analisando o jogo político ocorrido no processo de criação do PROUNI com ênfase nas emendas parlamentares propostas ao projeto inicial, na Medida Provisória 213/2004, e na Lei 11.096/2005, que institui o Programa. Como referencial de análise, foi adotada a Teoria da Escolha Racional, da Ciência Política, que apresenta como argumento básico que a maximização do benefício é atingida de modo mais eficaz por meio da ação institucional. Através da análise de todos os momentos da criação do PROUNI, sobretudo da tramitação no Congresso Nacional, fica evidenciada a forte atuação de entidades representantes do setor privado. |
Keywords: | Políticas públicas Educação superior Teoria da escolha racional PROUNI Interesses |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UFPE |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25426 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Processo de Criação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) interesses e escolhas no Congresso nacional.pdf | 145,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.