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Tipo: Dissertação
Título: A Expansão e a interiorização do ensino superior público: o protagonismo dos bacharelados Interdisciplinares como estratégia de ação afirmativa no estado da Bahia.
Autor(es): Viegas, Pablo Henrique Lacerda dos Santos
Autor(es): Viegas, Pablo Henrique Lacerda dos Santos
Abstract: Como parte dos requisitos para obtenção de grau de Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), vinculado ao Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC), esta pesquisa propôs através do modelo de dissertação - coleção de artigos composta por dois títulos – compreender o processo de desenvolvimento do ensino superior público em uma região interiorana, a Região Oeste da Bahia, e como o modelo dos Bacharelados Interdisciplinares pôde contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da região. O primeiro artigo, intitulado: A Expansão e Interiorização do Ensino Superior na Bahia: O caso da UFOB, teve como objetivo discutir o processo de expansão do ensino superior na Bahia, em especial seu processo de interiorização, e sua eficácia na região Oeste, com o campus interiorizado da UFBA – o Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – e a criação da UFOB. Para realização deste artigo, partiu-se de uma pesquisa exploratória, visando levantar informações sobre o objeto da pesquisa, para tal optou-se pela pesquisa quantitativa de natureza documental, com base em tabelas comparativas de períodos que envolvem os seis anos de Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 2006 a 2012 – e os três anos de UFOB – 2013 a 2015. O segundo artigo, tem como título: O Modelo dos Bacharelados Interdisciplinares como Estratégia de Interiorização e Ação Afirmativa no Estado da Bahia, norteou-se em como se deu o processo de implementação do BI em Humanidades na UFOB, bem como identificar as suas contribuições específicas para o processo de afiliação dos estudantes no ensino superior. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa, através de questionário objetivo eletrônico, desenvolvido na plataforma Google-Forms, composto de 24 questões, que versaram sobre a experiência dos estudantes dentro do ICADS/UFOB. É relevante enfatizar que este modelo de dissertação fundamentado em uma coletânea de artigos é diferente do tradicional, não foi exequível seguir um padrão estrutural tradicional, já que o prim1eiro artigo foi submetido, aprovado e apresentado no XVI Congresso Internacional Fórum Universitário Mercosul – FOMERCO, este possuindo instruções próprias. Para esta composição houve discussões que estão sendo aprofundadas em outros trabalhos, e que ainda poderão agregar pesquisas a nível de doutorado.
As part of the requirements for obtaining master’s degree, fur Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), linked to Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC), this research proposed through the dissertation model – collection of articles composed of two titles – to understand the process of development of public higher education in an interior region, western Bahia, and how the interdisciplinary bachelor (BI) model was able to contribute to the growth and development of the Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), and the region. The first article, entitled: The Expansion and Internalization of higher education in Bahia: The Case of UFOB, had the objective of discussing the processo f expansion of higher education in Bahia, especially its internalization process, and its effectiveness in the West region, with the internalized campus of UFBA – The Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) – and the creation of UFOB. For the accomplishment of this article, was based on an exploratory research, aiming to gather information about the object of the research, for that, we opted for the quantitative research of documentary nature, based on comparative tables of periods that involve the six years of Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 2006 to 2012 – and the three years of UFOB – 2013 to 2015. The second article is entitled: The Interdisciplinary Bachelor Model as a Strategy for Interiorization and Affirmative Action in the State of Bahia, was based on how the process of implementation of BI in Humanities at UFOB took place, as well as identify their specific contributions to the process of enrolling students in higher education. To reach this objective, a research was carried out, through an electronic objective questionnaire, developed in the Google-Forms platform, composed of 24 questions, which deal with the student’s experience within ICADS/UFOB. It is relevant to emphasize that this dissertation model based on a collection of articles is different from the traditional one, it was not feasible to follow a traditional structural pattern, since the first article was submitted, approved and presented at the 16th International Congress of Mercosur University Forum (FOMERCO), this one own instructions. For this composition, there were discussions that are being deepened in other Works, and that may still aggregate research at the doctorate level.
Palavras-chave: Expansão do Ensino Superior
Interiorização do Ensino Superior Federal na Bahia
Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
Bacharelados Interdisciplinares
Ações Afirmativas
CNPq: Educação
Interdisciplinar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25280
Data do documento: 1-Fev-2018
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