Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrança, Denise Carrascosa-
dc.contributor.authorOliveira, Monalisa Sacramento de-
dc.creatorOliveira, Monalisa Sacramento de-
dc.date.accessioned2018-01-29T15:03:23Z-
dc.date.available2018-01-29T15:03:23Z-
dc.date.issued2018-01-29-
dc.date.submitted2017-08-31-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25226-
dc.description.abstractO objetivo central do presente trabalho de conclusão de curso é estudar canções do Bloco Afro Ilê Aiyê, em busca de mapear traços da cultura ancestral iorubana, no que diz respeito aos diversos itãs das Yabás e analisar a interferência das forças dessas orixás na reafirmação da mulher negra. Por meio da interseção entre a concepção histórica extraída do documentário Ilê Aiyê: do Axé Jitolu para o mundo e a memória afetiva da minha família, o primeiro capítulo foi construído com base no surgimento de uma identidade cultural. Foram feitas análises críticas dos intelectuais Stuart Hall, Osmundo Pinho, Antônio Risério, Homi Bhabha e Frantz Fanon. Para falar sobre a mulher negra, especificamente, o segundo capítulo inicia-se com a noção de tradição viva trazida por Hambaté Bâ, seguido com os posicionamentos de autoras como Angela Davis, apresentando as consequências do período de escravização para a posição atual da mulher negra; Sueli Carneiro e Cristiane Cury, com as reflexões da comunidade do candomblé e do poder feminino no culto aos orixás. Também nesse capítulo, trago Reginaldo Prandi com os itãs das Yabás, mitos recorrentes das orixás: Nanã, Iansã, Oxum e Obá. No terceiro capítulo, as grandes mulheres em canções do Ilê Aiyê, reitero a discussão com as noções de performance negra trazidas por Leda Martins; o ideal de feminismos de Chimamanda Adichie; e Ana Cláudia Pacheco, justificando a solidão da mulher negra. Todas essas leituras críticas foram indispensáveis para a análise das oito canções selecionadas, que se encontram presentes também nessa última seção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIlê Aiyêpt_BR
dc.subjectMulher Negrapt_BR
dc.subjectCultura Iorubanapt_BR
dc.subjectYabáspt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.title"Mulher Cabeça Feita, Mulher Força Perfeita": Estudo de Traços das Yabás em Letras de Canções do Bloco Afro Ilê Aiyêpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MONALISA 2017 - ALTERAÇÕES PÓS BANCA.pdf868,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.