Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | França, Denise Carrascosa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Monalisa Sacramento de | - |
dc.creator | Oliveira, Monalisa Sacramento de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T15:03:23Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T15:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25226 | - |
dc.description.abstract | O objetivo central do presente trabalho de conclusão de curso é estudar canções do Bloco Afro Ilê Aiyê, em busca de mapear traços da cultura ancestral iorubana, no que diz respeito aos diversos itãs das Yabás e analisar a interferência das forças dessas orixás na reafirmação da mulher negra. Por meio da interseção entre a concepção histórica extraída do documentário Ilê Aiyê: do Axé Jitolu para o mundo e a memória afetiva da minha família, o primeiro capítulo foi construído com base no surgimento de uma identidade cultural. Foram feitas análises críticas dos intelectuais Stuart Hall, Osmundo Pinho, Antônio Risério, Homi Bhabha e Frantz Fanon. Para falar sobre a mulher negra, especificamente, o segundo capítulo inicia-se com a noção de tradição viva trazida por Hambaté Bâ, seguido com os posicionamentos de autoras como Angela Davis, apresentando as consequências do período de escravização para a posição atual da mulher negra; Sueli Carneiro e Cristiane Cury, com as reflexões da comunidade do candomblé e do poder feminino no culto aos orixás. Também nesse capítulo, trago Reginaldo Prandi com os itãs das Yabás, mitos recorrentes das orixás: Nanã, Iansã, Oxum e Obá. No terceiro capítulo, as grandes mulheres em canções do Ilê Aiyê, reitero a discussão com as noções de performance negra trazidas por Leda Martins; o ideal de feminismos de Chimamanda Adichie; e Ana Cláudia Pacheco, justificando a solidão da mulher negra. Todas essas leituras críticas foram indispensáveis para a análise das oito canções selecionadas, que se encontram presentes também nessa última seção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ilê Aiyê | pt_BR |
dc.subject | Mulher Negra | pt_BR |
dc.subject | Cultura Iorubana | pt_BR |
dc.subject | Yabás | pt_BR |
dc.subject | Canções | pt_BR |
dc.title | "Mulher Cabeça Feita, Mulher Força Perfeita": Estudo de Traços das Yabás em Letras de Canções do Bloco Afro Ilê Aiyê | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
|