Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKaram Filho, José-
dc.contributor.authorPontes, Ewertton Carneiro-
dc.creatorPontes, Ewertton Carneiro-
dc.date.accessioned2018-01-24T11:29:06Z-
dc.date.available2018-01-24T11:29:06Z-
dc.date.issued2018-01-24-
dc.date.submitted2017-10-27-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25205-
dc.description.abstractNesta tese, seguindo uma abordagem de tecnologia da informação e comunicação, apresenta-se uma arquitetura computacional pedagógica, chamada Objective Team - Role Playing Game / Sistema de Apoio a Decisão - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (OT-RPG / SAD-EsAO), com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade cognitiva de tomada de decisão de alunos de uma Escola do Exército Brasileiro, onde o processo ensino/aprendizagem se faz segundo um trabalho colaborativo em equipe. Este instrumento pedagógico, construído colaborativamente por analistas cognitivos e especialistas em fenomenologia do trabalho de estado-maior do Exército Brasileiro, teve como base de aplicação o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Partindo da estrutura e dos conceitos do RPG, cujos personagens são individuais, elaborou-se um aperfeiçoamento da estrutura e introduziu-se o conceito de personagens em equipes. Foram levantados os aspectos cognitivos da fenomenologia do trabalho de estado-maior, práxis comum no planejamento de operações militares no Exército Brasileiro e objeto de estudo na Escola, para modelar esta solução pedagógica. Os experimentos foram realizados nos cursos da EsAO e, tendo em vista tratar-se de uma investigação sobre práticas educacionais, utilizou-se a abordagem metodológica Design Based Research (DBR) como método de pesquisa e os pressupostos do socioconstrutivismo e do sociointeracionismo como concepção epistemológica, considerando a inseparável relação entre conhecimento teórico e a aplicação prática, característica dos profissionais da arte da guerra.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In this thesis, following an information and communication technology approach, a pedagogical computational architecture, called Objective Team - Role Playing Game / Decision Support System - Officers Improvement School (OT-RPG / SAD-EsAO) is presented, with the objective of improving the cognitive decision-making capacity of students of a Brazilian Army School, where the teaching / learning process is done according to a collaborative team work. This pedagogical tool, built collaboratively by cognitive analysts and specialists in the phenomenology of the Brazilian Army's general staff work, had its application basis on the Captains Career Course. Starting from the structure and concepts of RPG, whose characters are individual, an improvement of the structure was elaborated and the concept of characters in teams has been introduced. The cognitive aspects of the phenomenology of general staff work, common praxis in the planning of military operations in the Brazilian Army and object of study in the School, were raised to model this pedagogical solution. The experiments were carried out in the courses of the EsAO and, since it is an investigation on educational practices, the methodological approach Design-Based Research (DBR) was used as research method and the assumptions of socioconstructivism and of socio-interactionism as epistemological conception, considering the inseparable relation between theoretical knowledge and the practical application, characteristic of the professionals of the art of war.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOT-RPGpt_BR
dc.subjectDifusão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectSistema de Apoio a Decisãopt_BR
dc.subjectAplicação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola de Aperfeiçoamento de Oficiaispt_BR
dc.subjectTrabalho em Equipept_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectKnowledge diffusionpt_BR
dc.subjectDecision Support Systempt_BR
dc.subjectPedagogical Applicationpt_BR
dc.subjectJoint Staff Workpt_BR
dc.subjectCollaborative Workpt_BR
dc.subjectBrazilian Armypt_BR
dc.titleObjective Team - Role Playing Game para o Sistema de Apoio a Decisão da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (OT-RPG / SAD-EsAO)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.refereesKritz, Maurício Vieira-
dc.contributor.refereesMesseder, Suely Aldir-
dc.contributor.refereesOliveira, Fabiano Saldanha Gomes de-
dc.contributor.refereesSantos, Ivan Soares dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTenologia educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.