https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25201
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica |
Authors: | Nakashima, Marcelo Reis Alves, Grace Bungenstab Barreiros, André Mateus Queiroz Neto, José Pereira |
metadata.dc.creator: | Nakashima, Marcelo Reis Alves, Grace Bungenstab Barreiros, André Mateus Queiroz Neto, José Pereira |
Abstract: | A paisagem é considerada um dos objetos-chave da geografia. O solo se mostra como integrador dos diferentes elementos que a compõem, seu estudo é fundamental para desvendar os processos que atuam modificando as rochas, os solos e as formas de relevo. O objetivo deste artigo é analisar, sob um enfoque epistemológico e metodológico, a Pedologia como ramo natural da Geografia Física, em função de sua abordagem multifatorial. Partimos de uma discussão a respeito da paisagem como objeto de estudo geográfico, dos problemas que envolvem as aproximações multiescalares no espaço e no tempo, além de discutir metodologias propostas por autores para os estudos geográficos, lato sensu. Concluímos, finalmente, que a Análise Estrutural da Cobertura Pedológica, coordenada com outras metodologias geográficas, se presta bem ao desafio de trabalhar com dados de diferentes campos da Geografia Física, em uma abordagem multiescalar. Desta forma, apresentam-se como uma metodologia adequada para os estudos da paisagem. |
Keywords: | Abordagens multiescalares Análise estrutural da cobertura pedológica Relação solo-relevo |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | ANPEGE |
Citation: | Nakashima, M.R. et al., Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica. Revista da ANPEGE, Dourados, MS, v.13, n.20, p. 30-52, jan./abr., 2017 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25201 |
Issue Date: | Jan-2017 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (IGEO) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dos solos à paisagem.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.