Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQuintana, Haenz Gutierrez-
dc.contributor.authorOliveira, José Renato Gomes de-
dc.creatorOliveira, José Renato Gomes de-
dc.date.accessioned2018-01-23T17:04:29Z-
dc.date.available2018-01-23T17:04:29Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.date.submitted2017-06-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25200-
dc.description.abstractEste trabalho discute o problema com as affordances e a construção de sentidos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, que adaptam o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle, tomando-se como referência o ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina a distância de uma universidade baiana. Para tal, desenvolve-se as categorias Acesso, Permanência e Aprendizagem. Consequentemente, estuda as características dos ambientes virtuais de aprendizagem customizados e utilizados em cursos de educação superior na modalidade à distância, a partir dos pressupostos teóricos da semiótica social e da análise multimodal de Kress (2010) e Van Leeuwen (2012). Delimitam-se os conceitos de ambientes virtuais de aprendizagem, affordances e construção de sentidos no Moodle, utilizando pesquisas de HAGUENAUER (2012), PAIVA (2010) e SOUZA (2013) em estudos comparativos sobre ambientes virtuais à luz da teoria das affordances e da construção de sentidos. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, nas abordagens qualitativa e quantitativa, a partir de questionários on-line, entrevistas e técnica de grupo focal, além da observação e análises das interfaces dos ambientes. Propõe-se que as affordances (potencialidades e limitações) do design da interface e das funcionalidades realizadas nas customizações do AVA nem sempre favorecem a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the problem of affordances and the construction of meanings in Virtual Learning Environments (AVA) that adapt the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, Moodle. Therefore, it studies the characteristics of virtual learning environments personalized, in the EaD modality, in courses of higher education, in an approach of theoretical assumptions of social semiotics and in the multimodal analysis of Kress (2010) and Van Leeuwen (2012), PAIVA (2010) and SOUZA (2013), in comparative studies on virtual environments in the light of social semiotics, concepts of virtual learning environments, construction of senses in the Moodle using HAGUENAUER's (2012), studies through the perception of the affordances and the construction of meanings, a case study methodology was used, qualitative and quantitative approaches, from online questionnaires, interviews and group technique focal, as well as the observation and analysis of the interfaces of the environments. It is proposed that the possibilities and And the functionality made in the AVA customizations do not always favor meaningful learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAffordancept_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectConstrução de Sentidospt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleAffordance e construção de sentidos: um estudo sobre percepção e design de interface no ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPereira, Júlio Neves-
dc.contributor.refereesSouza, Lanara Souza Guimaraes de-
dc.contributor.refereesToutain, Lídia Maria Batista Brandão-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS MILTON SANTOSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIHAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação a distânciapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA JRGD-2017.pdf7,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.