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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25112
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprendizagem organizacional: potencialidades e limites do uso de metáforas |
Autor(es): | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Neris, Jorge |
Autor(es): | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Neris, Jorge |
Abstract: | Objetiva-se discutir potencialidades e limites das metáforas cognitivas e da cultura para compreender processos de aprendizagem organizacional. Argumenta-se que a metáfora, por sua natureza, é parte constituinte do processo de construção de conhecimento científico. Observa-se, então, que a metáfora cognitiva reduz, em regra, a aprendizagem organizacional à aprendizagem dos indivíduos na organização, ao passo que a metáfora da cultura, por concentrar-se no nível coletivo, também não oferece meios de solucionar o problema da conversão da aprendizagem individual em organizacional. Assim, fica a necessidade de apelar-se para concepções metafóricas que possam assumir, em seu núcleo básico, os processos de interação entre o indivíduo e a organização. |
Palavras-chave: | Organização Cognição Cultura |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25112 |
Data do documento: | 19-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL POTENCIALIDADES E LIMITES DO USO DE METÁFORAS.pdf | 391,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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