Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Rita de Cássia Pereira Dias-
dc.contributor.authorAlmeida, André Luiz Maciel-
dc.creatorAlmeida, André Luiz Maciel-
dc.date.accessioned2018-01-15T18:24:21Z-
dc.date.available2018-01-15T18:24:21Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.date.submitted2017-11-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25027-
dc.description.abstractEste estudo tem como objeto a utilização do Moodle na modalidade semipresencial e as Rodas de Saberes e Formação (RSF) como Metodologias Ativas, com os objetivos de virtualizar a metodologiadas RSF e avaliar as possibilidades formativas deste dispositivo metodológico através dos registros de acesso e de atividades em ambiente híbrido, considerando a relevância da troca de saberes e a valorização da dialogicidade e da autonomia no processo formativo. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e tem como base a etnopesquisa-implicada, em que a experiência do/a pesquisador/a e dos atores sociais se fortalece nas narrativas e na interpretação dos seus etnométodos. A pesquisa ocorreu em um componente presencial de narrativas (auto)biográficas, com a utilização de parte da carga horária na modalidade Ensino a Distância (EAD), e foram utilizadas como instrumentos a observação participante, a entrevista compreensiva e a plataforma Moodle. A pesquisa apoia-se nos conceitos de Educação Semipresencial (Blended Learning), Sala de Aula Invertida, Rodas de Saberes e Formação e Teoria da Distância Transacional, possibilitando o enfrentamento de desafios estruturais, tecnológicos e de comunicação próprios da universidade contemporânea. Os resultados assinalam três aspectos: cuidados com o acesso e a permanência no ambiente virtual de aprendizagem, a relevância dos registros de histórias de vida para as RSF e o uso das metodologias ativas na educação semipresencial, em que a tecnologia se mostra mediadora da comunicação e da formação de sujeitos habituados à superação em sua trajetória educacional até o ensino superior, participando das experiências que compreendem os espaços digitais e possibilitam a troca de conhecimentos acadêmicos e culturais em uma espiral de saberes e formação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the use of Moodle in blended learning mode and theKnowledge-and-training Wheels as active methodologies, with the objectives ofvirtualize the methodology of the Knowledge-and-training Wheels and evaluate the educational possibilities of this method through access registers and of activities in blended environment, considering the relevance of the knowledge exchange and the valorization of dialogue and autonomy in the formative process. It is a qualitative, descriptive research based on implied ethno-research, in which the researcher’s experience and social actors are strengthened in the narratives and in the interpretation of their ethno-methods.The research was carried partially in vivo with a classroom component of (auto) biographical narratives and partly virtually (eLearning). Participant observation, the comprehensive interview and the Moodle platform were used asmethodological tools. The research was based on the concepts of Blended Learning, Flipped Classroom, Knowledge-and-training Wheels and Theory of Transactional Distance, allowing for the coping of the structural, technological and communication challenges of the contemporary university. The results highlight three aspects: care with access and permanence in the virtual learning environment, the relevance of life histories registers, and the use of active methodologies in blended learning, in which technology shows itself as a mediator of communication and training of subjects accustomed to overcoming their educational trajectory to higher education, participating in the experiences that comprise the digital spaces and enable the exchange of academic and cultural knowledge in a knowledge-and-training spiral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação semipresencial na Universidadept_BR
dc.subjectTecnologia da informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleRodas de saberes e formação e as metodologias ativas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Cláudio Orlando da Costa-
dc.contributor.refereesSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.refereesCardoso, Ariston de Lima-
dc.contributor.refereesSales, Kathia Marise Borges-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIASpt_BR
dc.publisher.programESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADEpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.