https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24757
Tipo: | Tese |
Título: | O ensino dos estudos organizacionais nos cursos de pós-graduação stricto sensu em administração |
Autor(es): | Waiandt, Claudiani |
Autor(es): | Waiandt, Claudiani |
Abstract: | O trabalho tem como objetivo compreender como se configura e se ensina o campo dos Estudos Organizacionais (EO) nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, com o intuito de analisar a influência desse ensino na consolidação do campo, para tal, se realizou uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com recursos da pesquisa histórica em nove programas de pós-graduação stricto sensu em Administração (EAESP/FGV/SP, EBAPE/FGV/RJ, UFBA, UFMG, UFPE, UFPR, UFRGS, UFSC e UnB), por meio de 17 entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam disciplinas relacionadas ao campo, de análise de documentos das instituições e docentes, bem como de recursos de pesquisa biográfica. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, que foi dividida em cinco componentes: perfil dos professores, representação do conhecimento, design curricular, planejamento do ensino e práticas em sala de aula. Verificou-se que o campo dos EO se constitui em um eixo estruturador do currículo dos programas estudados, sendo ensinado de maneira repetitiva e não estruturada nos dois níveis de ensino (mestrado e doutorado). Os conteúdos selecionados para o ensino passam por ampliações, inclusões e exclusões de acordo com as mudanças no corpo docente da instituição ou com a interação dos docentes dos programas. Além disso, os conteúdos são, predominantemente, estrangeiros e influenciados pelas relações de poder ao longo do tempo. O processo de ensino impacta nos desafios para a delimitação do campo dos Estudos Organizacionais, pois reforça a separação da teoria e sua aplicabilidade; é realizado, em grande parte, descontextualizado à realidade brasileira; e, ainda promove a expansão da publicação sem qualidade. |
Palavras-chave: | Conhecimento Estudos organizacionais Ensino Currículos Disciplinas escolares |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24757 |
Data do documento: | 7-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese doutorado Claudiani Waiandt - OK.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.